Temos como tecnologias os instrumentos que facilitam nossa vida e a roda é o marco das tecnologias mesmo antes de compreendermos a necessidade do computador ou da comunicação para o ser humano, a própria linguagem oral e escrita trata-se de uma tecnologia que foi aperfeiçoada durante séculos no ramo das comunicações. Alguns anos atrás a falta da informação era um problema para a sociedade, pouco se podia conhecer sobre as coisas que não fossem dos grupos mais próximos, a falta de informação era a arma da desigualdade e da dominação, as verdades eram duvidáveis e somente os intelectuais poderiam diferenciá-las.
Acontece o fenômeno da primavera das informações e tecnologias das mais diferentes formas e de uma forma global com a popularização da internet, num mundo globalizado as janelas se abrem sob as brisas da ciência, esta ciência faz parte do nosso trabalho, de nosso lazer e de nossas relações familiares, mas qual é a influencia dela na formação de alunos e professores? Quanto disso é aproveitado tendo visto que muito de lixo se encontra ao lado das flores? Como orientar nossos alunos para saber o que fazer com essa informação? Como transformar esta informação em conhecimento?
Esta é uma questão que as escolas têm de resolver com o advento da revolução das TICs em nosso cotidiano, mas o que são TICs? TICs é a designação do conjunto das tecnologias da comunicação com as tecnologias computacionais. Através das TICs a interação entre as pessoas em diferentes localidades ficou mais fácil, as distancias foram se estreitando e a passividade das pessoas frente ao que acontece ou ao que ela participa ficou para trás.
Meus fios de cabelo branco me permitiram observar a evolução da comunicação a cada tempo, primeiro eram as notícias velhas que chegavam via satélite e que encantavam por se poderem mandar informações de tão longe através de uma tecnologia pouco conhecida, passados alguns anos o jornalista Marcos Uchôa fez a primeira transmissão via internet, horrível por sinal, e agora a pouco o mesmo Uchôa transmite a ocupação dos rebeldes na Líbia via internet magnificamente, e finalmente continuando na paparicação com a Rede Globo temos os recadinhos de vídeo no horário do jogo toda semana, basta ter um celular. Os meios de comunicação já estão utilizando das TICs para lucrar e nossas escolas devem fazer o mesmo, para tanto devem usar os diferentes componentes destas tecnologias na construção do conhecimento e das potencialidades de seus alunos, o que faltam então? Falta o conhecimento destes componentes. Várias são as partes que se integram as Tecnologias da informação, estas processam a informação com a qual podem associar como retorno uma saída adequada. São envolvidos Recursos Humanos, de Software, de Hardware, de Redes e de Dados.
As tecnologias e mídias em geral estão aí para levar informação para as diferentes classes de pessoas tendo como apoio o acesso cada vez maior à internet, se nossas escolas ainda não fizeram uma adaptação de seus currículos e métodos de ensino a este novo conceito de aprender esta é a hora. Partimos do principio que este tipo de comunicação está constantemente mudando e nós devemos nos adequar a eles, conhecer os instrumentos de trabalho que já dispomos é um bom começo.
Amélica Betânia Dias, 04 de setembro de 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário