sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A INFORMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A introdução da informática na escola, a necessidade de incluir todas as pessoas nesse movimento onde existe necessidade de acesso a informação para produção do conhecimento remete ao movimento de Paulo freire onde a necessidade era levar a leitura como forma de libertação dos oprimidos os caminhos e recursos se diferem, mas a intenção é a mesma, o direito ao saber, no entanto vemos aqui que esta busca pela informatização dos conhecimentos sistematizados pela escola ou mesmo a disposição destes recursos na escola se vê rodeado de diferentes interesses sejam eles solidários, sedutores ou arrebatadores. A necessidade vem da sociedade, da politica e do mercado de trabalho tão carente de profissionais.
O computador como instrumento educacional deveria ser uma solução para os problemas na educação, o salvador, mas as dúvidas sobre a veracidade do sucesso dos resultados de sua utilidade permeiam nas cabeças que ignoram seus recursos tanto quanto naquelas que compreendem seu potencial. As facilidades da pesquisa de temas se confrontam com a apropriação de textos alheios e fracionamento da leitura e consequentemente da aprendizagem. Em meio ao caos volta à questão do papel do computador na aquisição da aprendizagem, percebemos sua importância na construção coletiva e na interdisciplinaridade, na tentativa de transformar informação em conhecimento. O papel das tecnologias é, pois organizar esta transformação.

A adaptação da informática ao currículo escolar acontece primeiramente quando o professor reproduz sua aula no laboratório de informática

Transformando este espaço em um local de aquisição da informação, depois o professor vai descobrir os recursos adicionais, praticar e aplica-los como ferramenta de ensino, é o caso das apresentações de trabalhos por meio de slides e vídeos, num terceiro momento o professor em parceria com a coordenação promoverá o processo de aprendizagem e interdisciplinaridade através do trabalho colaborativo dentro do conteúdo escolar procurando a construção do saber por completo, por ultimo o papel da informática é a interação social, buscando a troca de saberes além dos muros da escola.

A informática deve ser introduzida nas práticas das aulas em todas as disciplinas e pode também ser uma disciplina opcional das escolas porque ela faz parte do interesse geral, mesmo quem não frequenta os ambientes educacionais utilizam a pesquisa e as comunidades virtuais. O professor deve aproveitar desta disponibilidade de seus alunos em utilizar esses recursos para ampliar a quantidade de informação e a dinamizar sua aula. Dentre os muitos recursos que encontramos na internet para debater tópicos da disciplina são a webquest que propicia a troca de experiências e saberes. Outro recurso que a maioria dos alunos já domina é o chat individual ou grupal, muito fácil de ser utilizado mesmo sem um programa diferenciado, pois eles já usam o msn e o face book nesta função.

O blog é interessante para ser aplicado na educação e muitos professores já o utilizam para publicar os resultados de projetos e novidades sobre a disciplina, mas seu uso é ilimitado e eficiente. Existem também os podcast que usam o áudio para publicação de informações ou orientação de atividades e as wiki que promove o texto colaborativo e são muito usados no ensino informatizado ou mesmo o ensino a distancia.

Não importa o recurso que o professor utilize, o importante é pratica a aula com computador e outras tecnologias. Só através da capacitação e dedicação cada vez maior os professores poderão utilizar com sucesso da pratica da aula através da computação e informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário