sábado, 2 de julho de 2011

UNIDADE 3-BLOGS: O QUÊ?PARA QUÊ? COMO?

Atividade 3.1 - Visitando os blogs
Hoje em dia utilizamos o termo CVA, ou seja ,Comunidades Virtuais de Aprendizagem para os espaços de mídia que possibilitam a interação de alunos e professores com a finalidade de aprendizagem. Existem vários CVA: plataforma Moodle, Teleduc, sites e blog’s. Atualmente o blog é a CVA de maior acessibilidade tanto por ter espaços gratuitos para esse fim quanto pela facilidade de manipulação. O blog é um espaço preferencialmente pessoal onde você pode se expressar de diferentes formas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa sobre o blog ele não necessariamente um diário de bordo e pode ser utilizado de diferentes maneiras. O blog pode ser usado para promoção e marketing pessoal, divulgação de produtos e serviços, divulgação de eventos, exposição de pensamentos e ideias, artigos e dicas sobre produtos ou sites, enfim são muitas as possibilidades dentro do universo de um blog, mas dentro destas possibilidades devemos ter acima de tudo responsabilidade com o conteúdo que se expõem na grande rede porque teremos que arcar com aquilo que se escreve.
Os blogs citados têm como autores leitores, autores, editoras, livraria, bibliotecas publicas, biblioteca escolar, professores, escolas ou turmas e crianças. Nas escolas o blog pode ter a função de mural de noticias, espaços de descontração das turmas e plataforma de realização de atividades de interatividade entre alunos/professores e aluno/aluno tanto em projetos como atividade extraclasse. O blog sob a perspectiva de um diário de bordo se difere do antigo diário manuscrito por ter a possibilidade de interação com pessoas interessadas nele e também da inclusão de diferentes mídias: áudio, vídeos, etc., portanto eles não são apenas diários de bordo e sim um instrumento de mídia para diferentes possibilidades.
Atividade 3.2 - Analisando endereços da web
Apesar de que a maioria dos blogs manterem um padrão mínimo de endereçamento relativo a blog todos tem uma singularidade, um perfil único, devido às configurações do design da página, o objetivo do site uma clientela e muitas outras características que os tornam únicos.
Para completar a observação desta atividade peço a minhas colegas para observarem o terceiro e quarto parágrafos da pagina sobre os comentários que fizemos na pagina cento e dez onde se encontra o enunciado desta questão a respeito da hospedagem do blog. O blog não fica no meu computador ou no computador da escola e sim num computador centrar da empresa servidora do blog escolhido.
Como no exemplo citado na tarefa as instituições públicas ou privadas podem manter um servidor interno e fornecer serviços de e-mail e blog, este serviço já faz parte da rotina da UFES e do IFES e dispõem endereços de e-mail e outros serviços para os alunos e funcionários de suas instituições. Qual a vantagem de manter um serviço como este? Simples, maior segurança e privacidade já que estes serviços mantidos pelas instituições são restritos e não tem contato com propagandas ocasionais que podem transportar vírus.
Atividade 3.3 - Projeto Integrado de Aprendizagem em blog

Nosso grupo deverá se reunir para definir o tipo de blog o formato e o conteúdo do mesmo, para tanto postaremos como comentários logo abaixo desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário