terça-feira, 5 de julho de 2011

UNIDADE 4-ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS

Atividade 4.1 - Refletindo sobre leitura e escrita digital
Com os recursos da informática muito tem se se avançado quanto ao processamento e armazenamento das informações, existe quase uma democracia pelo saber, pessoas de diferentes países e classes sociais tem acesso aos recursos e conhecimentos amplos com a mesma naturalidade, da mesma forma a produção e aquisição de deste conhecimento, a comunicação informal circulam nas grandes redes sociais. Mas qual seria na verdade os ganhos que a escrita digital nos trouxe até este momento, será que realmente houve ganho? Se não, quais são as perdas que ela propicia a sociedade e sua comunicação?
A escrita digital além de facilitar a aproximação das pessoas questiona os meios formais de escrita, faz analogias a outros meios não formais que são considerados errados e possibilita o pensamento reflexivo dessa nova sociedade sobre o será válido de agora em diante, em quais momentos o formal é necessário e a reafirmação dos valores da nossa língua.
Os recursos de escrita digital estimula o aprendiz a alcançar níveis mais elevados de abstração, a refletir, a criar estratégias, manipular conceitos frente às constantes mudanças sociais, tornando-o apto ao exercício da cidadania e do trabalho.
Defensores da escrita manual dizem que o aluno fica preguiçoso e não aprende a escrever correto, pois o computador corrige todos seus erros, contudo é um engano, pois o contato frequente com as correções do computador se assemelham a correção da professora ou outro monitor do aprendizado pois é um exercício constante de repetição , erro e correção imediata.
As perdas que consideram importantes na escrita digital são as de caráter motor, pois se houver uma frequência muito grande neste tipo especifico de escrita, perde-se na manual, deixa-se o romantismo das letras desenhadas e a personalidade que considero importante. Já que sempre tive uma letra muito feia não perdi nada, só piorei...
É preciso, antes de tudo, a compreensão dos recursos computacionais e seus aplicativos para que o professor possa tirar o máximo de proveito destes na composição de textos, na produção e na criação de seus alunos.

Atividade 4.2 - Registrando o Projeto Integrado de Aprendizagem
Atividade 4.3 - Salvando arquivos em formatos .rtf e .pdf
Atividade 4.4 - Buscando imagens na Internet

Atividade 4.5 - Experimentando o Editor de Textos (inserindo imagens)
Atividade 4.6 - Experimentando a barra de ferramentas
Atividade 4.7 - Navegando pelo editor Writer e BrOffice

sábado, 2 de julho de 2011

UNIDADE 3-BLOGS: O QUÊ?PARA QUÊ? COMO?

Atividade 3.1 - Visitando os blogs
Hoje em dia utilizamos o termo CVA, ou seja ,Comunidades Virtuais de Aprendizagem para os espaços de mídia que possibilitam a interação de alunos e professores com a finalidade de aprendizagem. Existem vários CVA: plataforma Moodle, Teleduc, sites e blog’s. Atualmente o blog é a CVA de maior acessibilidade tanto por ter espaços gratuitos para esse fim quanto pela facilidade de manipulação. O blog é um espaço preferencialmente pessoal onde você pode se expressar de diferentes formas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa sobre o blog ele não necessariamente um diário de bordo e pode ser utilizado de diferentes maneiras. O blog pode ser usado para promoção e marketing pessoal, divulgação de produtos e serviços, divulgação de eventos, exposição de pensamentos e ideias, artigos e dicas sobre produtos ou sites, enfim são muitas as possibilidades dentro do universo de um blog, mas dentro destas possibilidades devemos ter acima de tudo responsabilidade com o conteúdo que se expõem na grande rede porque teremos que arcar com aquilo que se escreve.
Os blogs citados têm como autores leitores, autores, editoras, livraria, bibliotecas publicas, biblioteca escolar, professores, escolas ou turmas e crianças. Nas escolas o blog pode ter a função de mural de noticias, espaços de descontração das turmas e plataforma de realização de atividades de interatividade entre alunos/professores e aluno/aluno tanto em projetos como atividade extraclasse. O blog sob a perspectiva de um diário de bordo se difere do antigo diário manuscrito por ter a possibilidade de interação com pessoas interessadas nele e também da inclusão de diferentes mídias: áudio, vídeos, etc., portanto eles não são apenas diários de bordo e sim um instrumento de mídia para diferentes possibilidades.
Atividade 3.2 - Analisando endereços da web
Apesar de que a maioria dos blogs manterem um padrão mínimo de endereçamento relativo a blog todos tem uma singularidade, um perfil único, devido às configurações do design da página, o objetivo do site uma clientela e muitas outras características que os tornam únicos.
Para completar a observação desta atividade peço a minhas colegas para observarem o terceiro e quarto parágrafos da pagina sobre os comentários que fizemos na pagina cento e dez onde se encontra o enunciado desta questão a respeito da hospedagem do blog. O blog não fica no meu computador ou no computador da escola e sim num computador centrar da empresa servidora do blog escolhido.
Como no exemplo citado na tarefa as instituições públicas ou privadas podem manter um servidor interno e fornecer serviços de e-mail e blog, este serviço já faz parte da rotina da UFES e do IFES e dispõem endereços de e-mail e outros serviços para os alunos e funcionários de suas instituições. Qual a vantagem de manter um serviço como este? Simples, maior segurança e privacidade já que estes serviços mantidos pelas instituições são restritos e não tem contato com propagandas ocasionais que podem transportar vírus.
Atividade 3.3 - Projeto Integrado de Aprendizagem em blog

Nosso grupo deverá se reunir para definir o tipo de blog o formato e o conteúdo do mesmo, para tanto postaremos como comentários logo abaixo desta postagem.