PRIMEIRO ENCONTRO 06 DE JUNHO DE 2011
Neste primeiro encontro foram apresentadas as considerações iniciais para o decorrer do curso bem como a apresentação do nosso objeto de estudo: o computador.
Mas afinal que máquina é essa?
O computador é uma máquina feita para computar dados, ajudar a facilitar a vida do homem moderno e já parte do cotidiano da vida de muitas pessoas. Na busca por se adequar seu sistema de armazenamento de dados e captar a atenção e o interesse de seus alunos a comunidade escolar deve participar deste universo informatizado, para tanto deve ser considerado que a simples aquisição das ferramentas não é suficiente para mudança de conceitos e práticas é através da capacitação dos profissionais da educação que pode acontecer uma mudança de fato na realidade educacional.
O computador deve ser considerado como uma máquina que assim como o corpo humano tem vários órgãos e estes têm funções específicas e a partir do conhecimento destes o profissional da educação poderá fazer um melhor uso deste equipamento.
Vídeos da Atividade 1
Criança – a alma do negócio - link para youtube
Fiquei chocado com o vídeo, sempre percebi o consumismo persuasivo na propaganda brasileira, meu filho já me falou uma vez “MÃE! A SENHORA PRECISA COMPRAR UM CARRO!!”, não que eu não precise, mas ele tinha uns quatro anos e só me falou porque numa propaganda uma criança falava pra mãe a mesma coisa, ou quase a mesma coisa. Devemos rever os valores que queremos para nossos filhos e conversar sobre os valores que a televisão repassa aos nossos filhos. Hoje as crianças querem estar na net e ter celulares caros e um monte de bugigangas que nem sabemos o nome, mas elas querem...
Viciado em world of warcraft - link para youtube
Viciado em world of warcraft - link para youtube
Que horrível esta situação do vídeo! eu sempre me preocupei com o uso da internet e de jogos por meus filhos, meu menino reclamou comigo porque ele tinha de ser diferente de seus colegas, ele tinha que baixar um tal jogo que seus colegas jogam porque ele estava fazendo papel de bobo perto de seus colegas, precisava se enturmar e para isso tinha de ter o que falar, o que no caso era jogar, conhecer o jogo e comentar, o mesmo acontece com os programas de televisão que ele assiste, sempre para ser aceito.
Fico em cima para não dar moleza, mas não sei quanto posso controlar em meus filhos, os jogos do Orkut me dão a maior raiva, eles tem compromissos inadiáveis que acho uma grande besteira, fiquei boba de ver uma colega professora falando que no intervalo do almoço iria fazer a colheita. O mais importante é o diálogo.
Fases da Revolução Industrial - link para youtube
Boa aula de história para dar ênfase ao conceito de informatização na história da revolução industrial não faz menção ao ábaco que há muitos séculos é usado como máquina de computar, portanto é o primeiro computador, ou seja, a primeira deste segmento. Mesmo sendo citado que a era digital começou na segunda metade do século XX temos registro do primeiro computador em 1937 e as ideias centrais que tornaram isso possível foram idealizadas séculos antes. A máquina de calcular de Blaise Pascal, a Pascalina as máquinas de tecer baseadas nas ideias de cartões perfurados e finalmente aqueles computadores enormes com suas válvulas e muito mais.
O impacto da tecnologia da informação na vida social - link para youtube
Gostei deste vídeo também, apesar dos conceitos de novidade nele já ter sido ultrapassado, mas é assim mesmo, a cada ano as novidades tecnológicas invade nosso mundo, o problema todo pode ser a dependência total destes equipamentos. Só para ajudar minhas colegas iniciantes no curso, por favor, percam o medo de digitar o texto e parem de gastar papel para fazer rascunhos, eles são feitos com celulose, e este benefício não podemos abrir mão. Qual? O de economizarmos papel e preservar as árvores.
Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia - link para youtube
Boa palestra professor! Gostei da questão onde ele fala que em face ao grande numero de produção de conhecimento na atualidade da necessidade de selecionar a informação significativa e que a escola deve ser a organizadora e articuladora deste conhecimento, para isso os professores devem estar atentos as novidades e usar as tecnologias a seu favor na sua pratica docente.
Estes dois Notebooks são interessantes, pois se eu fosse comprar compraria de cara o segundo porque é de uma marca conhecida, mas como a segunda pergunta quer saber qual a melhor configuração claro que é o da primeira. Eu já comprei um notebook com um processador como este, antes me falaram que o que importava no computador era o processador, mas a parte física do notebook era péssima e frágil. Antes de comprar devemos ver além destes itens a placa de vídeo, o programa original e a estrutura física.
"Não há conhecimento sem a busca do saber".
ResponderExcluirParabéns ao grupo pelo comprometimento nas atividades e no presencial.
Madalena